veja também:
      Similis - Identifica padrões
      Repetitur - Conta Palavras
      Highlander - Elimina duplicidade
      Pareto - Curva ABC
      Beagle - Busca de múltiplas palavras


Pareto - Análise e Curva ABC Online

Se você deseja fazer uma "Análise de Pareto - ABC" on-line, basta colocar os dados, definir o percentual de corte (default 80%) e indicar o separador dos dados (default quebra de linha).
Limite desta versão demo 10000 caracteres.
valor de corte: %

separador dos dados:


1 + 2 =




Curva ABC

corte em 80 %
total de dados ⇒ 37
8 itens somam 30 ⇒ 81.1% do total


# qtd. perc. acum. dado
% %
1 8 21.6 21.6 80
2 7 18.9 40.5 pareto
3 5 13.5 54.1 abc
4 4 10.8 64.9 20
5 2 5.4 70.3 vilfredo
6 2 5.4 75.7 qualidade
7 1 2.7 78.4 curva-ABC
8 1 2.7 81.1 estatística


Pareto & Juran & Dickie

Os dois tomos de "Cours d'économie politique" contêm uma extensa análise de Vilfredo Pareto sobre a distribuição de bens em vários países e as relações entre o econômico e o social. Embora não tenha sido a preocupação principal de Pareto, observa-se dentre outros interessantes pontos: que em várias sociedades a maior parte dos bens estão associados a menor parcela da população. Meio século depois, na década de 1950, Juran nos sistemas de qualidade se inspirou nesta forma de segmentar dados e a batizou de "Análise/Princípio de Pareto"; na mesma época H. Dickie plublicou o artigo "ABC inventory analysis shoots for dollars, not pennies" com a mesma forma de hierarquizar dados. As relações númericas "90/10", "80/20", "75/25" ou "50/1" sendo "80/20" a relação mais conhecida, cuja origem é desconhecida, são outras formas de denominação para a mesma idéia: a maior parte dos eventos ocorrem devido a poucos elementos. Em outros trabalhos tais relações numéricas também são denominadas de fatores de dispersão.

Após o livro "The Long Tail" de C. Anderson cuja preocupação de compreender distribuição e a dispersão dos dados para definir estratégias de venda, o termo "cauda longa" ganhou maior visibilidade. Entretanto, tal forma de análise não é nova, no início do século XX Corrado Gini, em seu texto "Variabilità e mutabilità", abordou o tema da concentração com um índice que varia de 0 perfeitamente disperso a 1 totalmente concentrado, atualmente conhecido com indíce de Gini.

Para aqueles que apreciam os textos clássicos um trecho de Pareto ( 1897 ):

"... Na Prússia, de acordo com as estimativas do Sr. Soetbeer, a classe pobre, compreende indivíduos cuja renda é inferior a 800 marcos, representa cerca de 3/4 dos contribuintes. O outro quarto é composto de classes que o Sr. Soetbeer chama de: classe média, classe abastada e classe rica. Os indivíduos pertencentes a essas classes, na Prússia, correspondem bastante bem aos índios proprietários recenseados nos Estados Unidos, e é realmente muito notável que também encontremos quase a mesma proporção para todos esses indivíduos sob regimes econômicos tão diferentes, que são o regime capitalista prussiano e o regime dos índios de comunidade, pelo menos nominal, da terra. ..." (Pareto. V.  Cours d'économie politique  v.2, Lausanne:Rouge, 1897, p. 363 - tradução livre)