Simple Name

visualiza script txt


script PHP para simplificar e uniformizar nomes de arquivos, é uma ferramenta para webmasters, mas também útil para coleções de fotos e docs, sobretudo se pretende utilizar serviços remotos de armazenamento "cloud".

exemplo 1:
    Fotos do Armário da nova decoração (1).PDF
    fotos_do_armario_da_nova_decoracao_1.pdf


A vida em multiplataforma exige alguns cuidados, dentre eles que os "nomes dos arquivos" ("filename") possam ser lidos por diversos sistemas operacionais, nas mais diversas situações. Certamente que os sistemas ficaram de sobremaneira mais confiaveis e os backups estão mais fáceis de serem realizados, em contrapartida a quantidade de arquivos cresceu muito. Então a normalização dos "nomes de arquivos" facilita dois aspectos principais: a vida em multiplataforma e o gerenciamento dos arquivos pessoais.

Enquanto alguns caracteres são desaconselhados, outros são proibidos, então o mais simples é colocar todos em caixa baixa, sem acentuação e sem caracteres proibidos. Abaixo alguns dos caracteres não aconselhados e/ou proibidos em nomes de arquivos:
# < > + = % ! ' " & * ^ | { } / \ : @ . , [ ] ( ) ; ? ¢ ™ $ ®

Como recomendação de segurança os primeiros dígitos do nome devem ser mais significativos, pois nos casos mais graves de falha se corre o risco de encontrar receit001.doc receit002.doc e terá de abrir um por um para saber o conteúdo. Entretanto, não precisamos pensar somente nas situações catastróficas, muitos gerenciadores de arquivos de computadores portáteis como "smartphones" e "tablets", a visualização do nome do arquivo é truncada quando ultrapassa a largura da tela, então o critério do início do nome ser mais significativo é adequado. Outra particularidade é que muitos gerenciadores de arquivos tratam de forma diferenciada os caracteres acentuados, então ao buscar por "estatistica" o arquivo Estatística.doc poderá não aparecer na listagem pois o "í" está acentuado e a busca foi feita sem acentuação.

Este "script" protege o "root", somente "dirs" são permitidos e os diretórios não são renomeados. Como segurança adicional o próprio PHP não pode operar em dispositivos ("devices") que não tenha permissão. Mas não se engane esse "script" é destinado para aqueles que sabem o que estão fazendo! Todos os nomes com 0-9 a-z _ sem caracteres caixa-alta, sem espaços em branco e sublinhado '_' como separador, os que não são reconhecidos são transformados em sublinhado, extensões em caixa-baixa e muda .jpeg para .jpg

exemplo 2:
    My.Files.DoCmy_files.doc
    DSC([email protected])([email protected]@5).JPegdsc_0034530_1999_5.jpg
    ströem & klüber (2008).PDFstroem_kluber_2008.pdf


Requisitos:

    os usuários de PCs devem conhecer como rodar o PHP local como 127.0.0.1
    Seja cuidadoso ... antes de utiliza-lo num /dir/docs, teste num /temp_dir

    script em texto simples, para usar renomeie para .php

visualiza script txt


Abaixo algumas telas:

nomes de arquivos normalizados e renomeados sem caracteres estranhos - filename - simple name

renomeacao e normalizacao de nomes de arquivos -filenames- simple name