Imagem de satélite otimizada para smartphones


Este recurso foi desenvolvido como exemplo de otimização de websites dedicados a aqueles que utilizam internet em regiões em que a velocidade de conexão baixa (2G ou 3G) ou conexões via satélite (256 kbps) como fazendas e embarcações. O leiaute da página foi idealizado para smartphones, que permite que outros dispositivos navegem com facilidade.
A imagem original possui alguns megabytes e geralmente os usuários desejam observar uma região específica, o que pode ser feito com alguns poucos quilobytes. O sistema verifica a disponibilidade de novas imagens, que são transferidas e otimizadas no servidor Rotasul. Como o tamanho final de cada imagem geralmente é inferior a 30 kB foi possível adicionar o recurso de animação, com 5, 10 ou 15 imagens.

Link direto

       rotasul.net/tempo

Legenda das cores

As imagens tratadas pelo CPTEC recebem colorações diferenciadas conforme a temperatura das nuvens.

Tempo ensolarado

As cores tendem entre cinza e preto.
imagem tipica de uma região ensolarada com nuvens esparsas.

Tempo bom

As cores tendem entre branco e cinza.

Chuva

Nos dias com chuva constante as cores são uniformes, geralmente variam entre cinza e azul claro. A coloração cinza-claro ou branco pode indicar chuva-criadeira e conforme a coloração tende para o azul ou verde pode indicar chuvas mais fortes.
exemplo de uma região num dia de chuva constante, entretanto também poderia ser um dia encoberto sem chuva.

Tempestade

Geralmente se observa núcleos frios circundados por nuvens mais quentes, por exemplo: vermelho circundado por amarelo e verde. E, uma região central branca circundada por cores avermelhadas, geralmente esta associada a tempestades de grande intensidade, podendo apresentar ventos forte e granizo.
imagem tipica de tempestade, observe os centros das tempestades, mais frios que as zonas periféricas.