Códigos dos Bancos

Digite o nome do banco ou
COMPE e ISPB para TED, DOC etc.



Fecha Help!

Como pesquisar:

Na caixa digite o nome do banco ou o número, TODOS os resultados possíveis ao que foi digitado serão listados, indiferentemente se digitados com acentuação e/ou em maiúsculas.
Embora a razão social não apareça na listagem, a busca também pode ser realizada pela razão social.
Caso queira filtrar pelo ISPB digite, ispb:xxx que todos os ISPB iniciados pelo número digitado serão listados

Códigos ISPB e COMPE dos Bancos

Nas transações financeiras cada instuição possui dois códigos muito utilizados o COMPE e o ISPB.
O mais utilizado atualmente é o COMPE composto por 3 dígitos numéricos. O COMPE se refere ao sistema para compensação de cheques e outros papéis. Atualmente o COMPE é muito solicitado nas transações com TED ou DOC. Exemplo de COMPE de alguns bancos:

Banco do Brasil – 001
Bradesco – 237
Caixa Econômica – 104
Itaú – 341
Santander – 033

O outro código é o Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro - ISPB, utilizado nas transações de transferência de reserva do Banco Central e em alguns casos específicos este código é solicitado. Exemplo do ISPB de alguns bancos:

Banco do Brasil – 00000000
Caixa Econômica – 00360305
Bradesco – 60746948
Santander – 90400888
Itaú – 60701190

É interessante lembrar que nem todo banco que possui código COMPE participa da rede do sistema financeiro nacional - RSFN, ou seja, são instutições regulamentadas, contudo não utilizam a arquitetura de dados da Primesys e Embratel (RTM). Participar da RSFN permite comunicação direta com o Banco Central e deste com seus participantes, entretanto os participantes RSFN não podem estabelecer comunicação entre si.