Algoritmos

"Todo bom algoritmo e programa tem três qualidades fundamentais: correção, eficiência e elegância."
P. Feofillof

No cotidiano "algoritmo" é um vocábulo pouco utilizado, de um modo simples designa que alguém pensou num método para resolver um determinado problema e a partir dessa "receita/método" a resolução de problemas semelhantes ficam de sobremaneira facilitados e rápidos. A rigor todo problema que possui uma solução possui um "método", contudo com o termo "desenvolvimento de algoritmo" se deseja expressar a preocupação em tornar esse "método", em comparação com seus antecessores, melhor e/ou mais rápido!
"... Um algoritmo resolve o problema quando para qualquer entrada produz uma resposta correta.
Mesmo resolvendo um problema, um algoritmo pode não ser aceitável na prática por requerer muito espaço e tempo.
Um problema é considerado INTRATÁVEL se não existe um algoritmo para ele cuja demanda de recursos computacionais seja razoável..."
wiki usp.br

Investir no desenvolvimento de um algoritmo* vale a pena?

Investir no desenvolvimento de um algoritmo vale a pena? Nem sempre, quando as situações não são se repetem com frequência o custo do investimento num algoritmo pode ser proibitivo. Entretanto, um "bom algorito" em funcionamento pode ser dezenas ou até milhares de vezes mais rápido que as soluções "menos elaboradas" e/ou "de menor investimento"!
Uma empresa telefônica deseja saber qual a quantidade de ligações necessárias para que um grupo de pessoas consigam falar todos com todos ao menos uma vez?

insira um número maior que 2 e menor que 100 milhões
2 pois precisa de no mínimo duas pessoas para uma conversa telefônica
e menor que 100.000.000 para evitar timeout na comparação com o metodo mais lento